quarta-feira, 5 de março de 2014

doar sangue = salvar vidas

a primeira vez que tirei sangue (e que me lembre) devia ter aí uns treze anos. até esse dia não sabia qual era o meu tipo de sangue, nem sabia que, supostamente, tenho veias terríveis e bailarinas. foi precisamente pela curiosidade de saber qual o meu tipo de sangue que pedi análises.
desde aí sempre tive péssimas experiências com estas coisas. não tenho medo de agulhas, mas desde a primeira vez que tirei sangue e que me picaram o braço três vezes, acertando apenas com a veia quando mexeram a agulha dentro do meu braço (autch!!) que detesto fazer análises.
ora, não sei bem explicar porquê mas aparentemente os 18 anos trouxeram uma inexplicável vontade de fazer o bem sem olhar a quem e, como tal, pedi ao meu tio, que já é perito em dádivas de sangue, para me levar a fazer a minha primeira dádiva. e acabei por levar o meu namorado comigo, que também havia ouvido o chamamento.
meus amigos, se nunca doaram sangue, não hesitem!
no hospital onde me fizeram a recolha foram todos muuito simpáticos! não é necessário marcar nada, para se dar sangue. basta chegar a um posto de recolha e dizer que se vai para uma primeira doação. é-nos entregue um questionário com várias perguntas às quais devemos responder com toda a verdade que nos seja possível e uma folha com indicações e contra-indicações relacionadas com o assunto. depois e, antes da doação, é-nos feita uma recolha para análise, pesam-nos e medem-nos as tensões - btw, pelos visto tenho tensões baixas, assim como o meu boyfriend . entretanto seguimos para um consulta, no meu caso com uma médica muito simpática e brasileira, daquelas a que a certa altura nos apetece falar com o seu sotaque, e que me tirou todas as dúvidas que tinha, nomeadamente em relação ao questionário.
só depois de passarmos por estas fases todas é que seguimos para a recolha de sangue, acompanhados por enfermeiros muito queridos (adoro enfermeiros!)
para quem tem problemas de veias bailarinas - como eu supostamente tenho - quero dizer-vos que estes enfermeiros são especialistas em tirar sangue! apanharam-me a veia à primeira e foi tudo muito pouco doloroso.
para qualquer dúvida que tenham, deixo-vos estes dois links, abaixo, que me ajudaram quando comecei a pensar em doar sangue:
-instituto português do sangue;
-dador - com informações sobre as reservas de sangue em portugal, para que saibam quando é que o vosso tipo de sangue está a ser preciso.

1 comentário:

  1. Gostei :)
    eu infelizmente não posso dar sangue porque como sou pequenita não tenho peso suficiente

    ResponderEliminar

A tua opinião conta, e eu conto com ela,

Ninna (: