terça-feira, 18 de dezembro de 2012

da maternidade



ultimamente tenho lido por essa blogosfera fora, muita coisa acerca da maternidade - ora a dizer suuuuper bem, ora a dizer suuuuper mal. e só porque também sou mulher - embora ainda uma mulher pequenina - e porque tenho opiniões próprias, decidi debater comigo mesma e com vocês este tema.
desde muito miúda que quero ser mãe. nunca soube ao certo que profissão queria ter, nunca soube ao certo se me queria casar ou não, se queria ter uma casa grande ou uma pequena, ou se queria ou não ter um animal de estimação, ou um jardim cheio de plantas. mas desde miúda que sei que quero ser mãe; e não muito tarde.
a realidade é que os tempos estão fracos e as taxas de natalidade mostram isso mesmo. está mau para se ter bebés. as pessoas habituaram-se a um nível de vida muito bom e por vezes, ceder nas férias ou nas compras do mês, ou mesmo na companhia do marido para se ter um filho é chato. eu imagino que seja uma grande reviravolta na vida de um casal. e acredito mesmo que o tempo esteja mal para se ter filhos, às vezes não há dinheiro nem para se pôr comidinha todos os dias na mesa. mas não me acredito - e corrijam-me se estiver enganada, por amor de deus - não consigo acreditar que seja por falta de dinheiro que este pessoal não tem filhos.
uma coisa é estar desempregada, o marido estar desempregado, andar para aí a pedir e dizer que não se tem dinheiro para se ter filhos. porque aí as pessoas não têm mesmo dinheiro para ter filhos. outra coisa é ter uma casa, ter comida para pôr na mesa, ter dinheiro para se ter internet e televisão por cabo, dinheiro para gastar em roupa, para gastar em todos os produtos para o cão e para o gato e para o periquito e para a iguana e ainda fazer uma ou duas viagens ao estrangeiro por ano e dizer que não se tem dinheiro para filhos. porque é que não se diz logo que não se quer ter filhos? que é chato perder noites de sono? e deixar de comprar carteiras prada? e talvez, sei lá, deixar os saltos altos e os sutiãs copa c e as maminhas duras de jovem adolescente?  porque é que não se diz logo que as crianças são muito muito lindas - mas no colo dos outros?
antigamente não se tinha dinheiro nem para comprar uma sardinha para cada um dos membros da família, e tinha-se nove e dez filhos. hoje, não se tem nenhum filho, e compra-se dez sardinhas para cada um dos membros do casal.
não estou aqui a dizer que as pessoas são obrigadas a ter filhos. isso tem a ver com os ideais de cada um. só gostava de deixar de ouvir desculpas e começar a ouvir verdades.

o que é que vocês acham?

3 comentários:

  1. Falei nisso há pouco no meu blog. Eu não tenho porque não quero (não é por questões financeiras ou ter que abdicar de algo), nunca senti o apelo da maternidade. Não digo que não venha a ter mas enquanto não sentir o clique nada feito.
    Mas se as pessoas querem ter, têm que definir prioridades e ter consciência que um filho muda tudo.
    Antigamente as pessoas viviam da terra, era mais fácil colocar comida na mesa, hoje em dia temos que ter dinheiro para ir ao supermercado. Mas, sim, há casos que trata-se apenas de não querer abdicar do nivel de vida.

    Bjokas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nem mais, *C*inderela. foi precisamente o que escreveste no teu blogue que me fez lembrar o tema. ultimamente tem-se discutido muito isso, nos blogues que sigo, é interessante. deve ser do natal xd

      beijinhos (: e bom natal c:

      Eliminar
  2. Bonito teu texto minha querida. Também já escrevi sobre isto em meu blog há algum tempo, mas pelo motivo contrário ao teu. Eu não quero (e nunca quis) ter filhos. Acho divino ver mulheres que tem esta vontade no fundo da alma, como um sonho a realizar. E acredito que este deve ser a motivação principal, e todo o resto é secundário. No dia que eu sentir este sonho brotar em mim, com certeza, terei orgulho em dizer que mudei de opinião, mas até lá, mantenho a minha posição. Beijos e Feliz Natal. Teu blog é lindo. ;-)

    ResponderEliminar

A tua opinião conta, e eu conto com ela,

Ninna (: