quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

a crise

audrey hepburn


está a dar agora uma reportagem na rtp que mostra como cada vez mais crianças portuguesas têm apenas uma refeição quente por dia: a que comem na escola. os pais, que antes até tinham uma vida boa, que até ganhavam bem, acabaram por ficar desempregados. a sua vida desmorona, e com as contas para pagar, por vezes deixa de haver dinheiro para dar de comer aos próprios filhos.

não imagino a angústia de um pai que não pode alimentar o filho. um pai que, neste natal, não tem dinheiro para lhe dar a prenda que tanto quer.

mas ainda há coisas que não me entram na cabeça. como é que ainda se deita comida fora? como é que ainda se desperdiça água? e porque é que, cada vez mais, se serve má e pouca comida nas cantinas escolares?

o mundo está às avessas e as pessoa ainda não se habituaram à situação. todos os dias ouço a palavra crise, mas na maior parte das vezes não consigo compreender sequer como é que as pessoas se podem queixar. como é que as pessoas se podem queixar das muitas horas de trabalho quando ainda têm emprego? como é que se podem queixar da falta de dinheiro quando ainda podem se dar ao luxo de deitar comida fora? como se podem queixar que a vida vai mal, quando ainda têm a família toda junta, dentro do calor da casa, enquanto outros saem todos os dias em busca de roupa e conforto no contentor de lixo mais próximo, enquanto os maridos ou mulheres vão para fora trabalhar para sustentar a família?

1 comentário:

  1. Nem dá para calcular a angustia que deve ser para os pais. Enquanto uns desperdiçam as coisas há outros a precisar de ajuda urgente.

    Bjokas

    ResponderEliminar

A tua opinião conta, e eu conto com ela,

Ninna (: