quarta-feira, 23 de outubro de 2013

back in the track - ou, a receita dos melhores queques de limão do mundo!

este blogue já está de férias há demasiado tempo, não vos parece? honestamente acho que já descansei o suficiente e já sinto saudades. assim por assim, já estamos quase no final de outubro e desde agosto que não ponho cá os pés. vamos, então, voltar aos eixos e voltar com algo que quero fazer aqui no blogue mais vezes, a partir de hoje - partilhar uma receita.
Apresento-vos então os queques mais famosos do meu círculo social - os "meus" queques de limão. Na foto, estão os exemplares que fiz para o aniversário do meu irmão, que fizeram as delícias de miúdos e graúdos!


Ingredientes (aproximadamente 12 queques)
(super inspirado aqui)

3 ovos
1/3 de chávena de óleo vegetal
3/4 de chávena de farinha
1 chávena de açúcar
1 colher de chá de fermento em pó
1 limão (+ 1limão)
2 colheres de sopa de açúcar em pó


Misture os ovos (inteiros) com o açúcar, o óleo, o sumo e a raspa de um limão (grande, para quem gosta de sabores cítricos!), mexendo bem. Depois, acrescente a farinha e o fermento. Divida a massa por 12 formas de queques (não muito grandes), devidamente untadas - comigo costuma ser aproximadamente 3 colheres de sopa de massa em cada forminha. Coloque depois o preparado no forno a 180º, durante o tempo suficiente para que os queques cresçam e fiquem douradinhos (no meu forno são aproximadamente 25minutos).
Para os apaixonados por sabores fortes, há um upgrade a fazer aos queques. Misture o sumo de um limão com duas colheres de sopa de açúcar em pó e mexa. Quando os queques arrefecerem, despeje esta calda por cima deles - e delicie-se!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A tua opinião conta, e eu conto com ela,

Ninna (: