sábado, 16 de fevereiro de 2013

maratonas de debates



o meu namorado falou e ele tem razão: eu ando a dar pouca atenção aqui ao blogue. como tal, deixem-me que vos conte a minha última novidade.

a convite da minha professora de filosofia, a minha turma participou na maratona de debates da escola com uma equipa de seis pessoas, entre as quais eu e o meu namorado . enfrentamos outras turmas do 11º ano, defendendo a tese de que a globalização não é um impedimento para a preservação da nossa identidade cultural. fomos acusados de apresentar uma tese sem argumentos que a sustentassem, pelo grupo que tinha de contra-argumentar a nossa tese. aliás, fomos acusados de nem sequer ter uma tese. defendemo-nos bem - oh, não nos poderíamos ter defendido melhor: fiz questão de explicar como se as pessoas fossem mesmo muito burras a nossa tese, invocamos o grande Lamarck (o tal que tentou explicar a evolução das espécies e acabou por explicar a evolução da sociedade) e até a alegoria da caverna de platão que, obviamente, quando a escreveu, não conhecia sequer a existência da expressão globalização.
fomos quase que humilhados e soubemos levantar-nos, de tal forma que até os professores, que supostamente têm de ser imparciais, souberam aplaudir-nos, juntamente com o resto do auditório.
e no final, depois de muito nervosismo à mistura, ganhámos .

não vos posso explicar por palavras a sensação que é saber que ganhámos algo pelo nosso suor e trabalho, ainda que em conjunto com mais quatro ou cinco pessoas fantásticas. perdoem-me o entusiasmo, mas nós somos os maiores.

3 comentários:

  1. és provavelmente a única rapariga que anda no secundário, tem notas boas e ainda assim passa tanto tempo na internet.. é aqui que arranjas motivação? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hum, há muita coisa "errada" neste comentário, caro(a) anónimo(a):
      1 - provavelmente a única? se te contasse que metade das pessoas da minha turma têm excelentes notas e passam imenso tempo na internet, ficaria chocado? é mesmo verdade, e nós não somos crânios nenhuns, andamos numa escola pública e temos atividades extra-curriculares. portanto, há muita gente que é bom ou muito bom e passa muito tempo na internet (:
      2 - eu não sou a super heroína da média alta xd tenho boas notas, sim, uma média mesmo muito fixe, mas só na minha turma tenho logo três ou quatro pessoas melhores que eu e outras tantas ao meu nível, portanto também não é nada de especial .
      3 - eu não passo assim tanto tempo na internet. venho cá, basicamente ao fim de semana, porque durante a semana tenho sempre muita coisa que fazer e quando chego a casa, estou sempre tão cansada, que o meu ritual se resume a tratar da higiene pessoal e ir logo, logo dormir .

      respondendo à tua pergunta, a minha grande motivação é o meu futuro... estando nós a passar o período que estamos, só os melhores sobrevivem e, como tal, é para isso que trabalho todos os dias. o blog, o tumblr, as séries que aqui vejo e todo o meu ritual cibernáutico são uma espécie de escape ao stress do dia-a-dia e as responsabilidades que tenho na escola e assim...

      peço desculpa pela resposta gigantesca, mas é raro um anónimo mandar um comentário fofinho (foi assim que encarei o teu (seu?) comentário), por isso, há que aproveitar xd

      beijinhos e aparece por aqui mais vezes c:

      Eliminar
  2. bom, infelizmente, não estou familiarizada com essa situação. na minha turma, e até na minha escola (isto dentro do 11º ano), a média mais alta é de 16, sendo também escola pública. isto provavelmente porque não conseguimos ver o futuro com tanto optimismo como tu (pelo menos na minha turma), já que parece que tudo o que nos é reservado é um monte de exigências que dão acesso a um monte de nada..
    e é assim que a vida me parece. trabalhamos tanto para ter um curso superior, e não temos assim tantas garantias quanto isso. é revoltante ver pessoas com muito sucesso e sem o dito curso, e ver pessoas que após tanto trabalho para o ter, continuam no desemprego.

    desta forma, posso dizer que admiro a tua "garra" e força de vontade para continuares com o teu trabalho, e espero que nunca percas a tua motivação :)

    ResponderEliminar

A tua opinião conta, e eu conto com ela,

Ninna (: