sábado, 12 de janeiro de 2013

a pépa quer uma mala - e o resto do mundo não tem vida própria


este podia ser mais um insultuoso e impiedoso texto de afeto à palavras proferias por filipa xavier, autora do blogue fashion-à-porter, que ficou famosa ultimamente, pela campanha que fez com a samsung, na qual explicitou que um dos seus desejos para 2013 era ter uma chanel clássica, daquelas pretas. podia ser, mas não é.
até agora, tinha ignorado o fenómeno que o desejo de pépa criou, e limitado a ouvir e ler com desagrado a maior parte das coisas que todos os dias a comunicação social e as redes sociais teimam em dizer. mas depois de ver a entrevista que a dita blogger deu à sic, hoje, não me pude conter mais.
honestamente, e porque eu devo ser mesmo muito atrasada, expliquem-me que mal tem uma pessoa querer ter uma mala de 3000€ - como a jornalista da sic fez questão de dar ênfase. o quê, agora o mundo tem opinião a dar sobre a forma como uma pessoa gasta o dinheiro? agora é notícia, uma rapariga de 25anos decidir juntar dinheiro para comprar uma mala chanel? desde quando é que um telejornal entrevista - e goza de fininho - uma pessoa por aquilo que ela diz numa campanha publicitária?
não consigo compreender a questão por detrás de todo este problema e, sinceramente, acho muito bem que a pépa tenha esse desejo. especialmente quando ela trabalha para o sustentar. não é como se a rapariga estivesse nas ruas com um cartaz pendurado ao pescoço a dizer : olhem para mim, tenho sucesso, tenho dinheiro, falo como uma tia de cascais, mas estou aqui, no fundo da minha humildade, para vos pedir uma esmolinha - é que preciso mesmo de uma carteira chanel, daquelas clássicas e pretas, que dão bem com tudo.
acho que cada vez mais o problema dos portugueses é a inveja e o egoísmo. as pessoas não têm sucesso, não têm por onde se virar, estão bem lá no fundinho, no escuro, sozinhas. e como não querem estar lá - pelo menos não querem ser a únicas nessa situação - assim que apanham alguém na rua que aparenta ter sucesso e, vá lá, algum dinheiro, seja porque têm um mercedes, uns louboutin, ou uma chanel, correm logo para a escandaleira, com o pensamento macabro aquele ali parece estar bem melhor que eu. vou arrasta-lo para o meu poço - assim ao menos não sou o único a estar mal.
espero que a pépa tenha tudo de bom e que todos os seus desejos para 2013 se realizem. espero que a sua carreira não seja prejudicada com toda esta situação e espero, do fundo do meu coração, que tanto ela como a samsung se dêem bem, especialmente depois de tudo isto. porque ninguém merece ser apedrejado desta forma por sonhar. principalmente porque é exatamente isso que falta ao nosso país, neste momento - um sonho ao qual se agarrar e muita vontade de lutar para o tornar realidade.

3 comentários:

  1. Ainda não me pronunciei sobre isso porque sinceramente acho isto tudo uma tempestade num copo d'água... Todos nós temos sonhos e ela disse que queria juntar dinheiro para comprar a dita mala logo se o dinheiro é dela ela pode fazer o que bem entender com ele certo?? Sinceramente não entendo o porquê de tanta implicância com a Pepa. Quem é que não tem sonhos?? Sejam eles mais ou menos fúteis todos nós temos sonhos que gostaríamos de os ver realizados e ela só disse o que desejava.

    ResponderEliminar
  2. Faço das tuas palavras as minhas. Confesso que ainda não percebi muito bem porque é que estão a fazer tanto escândalo, ainda por cima só fiquei a saber dessa noticia pela blogosfera, ainda não presenciei nada disso nas redes sociais nem na tv.
    Eu também não me importava de ter uma mala chanel, é claro que tenho muitas outras prioridades, mas se calhar a Pepa já satisfez as dela e agora quer a mala, e há que aceitar isso.
    No fundo isto só veio trazer fama à Pepa.

    ResponderEliminar

A tua opinião conta, e eu conto com ela,

Ninna (: