domingo, 9 de setembro de 2012

o eusébio e a reforma.



cá em portugal gostamos de recordar, às vezes até demasiado, as coisas boas que fizemos no passado. na escola, os miúdos aprendem o nome dos reis todos, com quem eram casados; aprendem que o d. afonso henriques prendeu a mãe e foi um bom rebelde, só para salvar o país. ouvem falar dos atos heroicos de d. pedro para com d. inês de castro. aprendem que o marquês reconstruiu, com um plano de louvar os céus, lisboa inteira, depois do terramoto que a destruiu. para além disso, todos os anos se celebra o 25 de abril, há uma festança do caneco e toda a gente vê a cerimónia na televisão - ou pelo menos todas as estações transmitem a cerimónia.
o mesmo se passa com o futebol, no nosso país. o sporting ainda faz parte dos três grandes, mas há uma data de anos que não ganha um campeonato - aliás, eu nem me lembro de alguma vez ter visto o sporting a ganhar um campeonato. o braga, depois de ter chegado ao topo, e ter melhores resultados do que clubes ditos importantes - sporting, mais uma vez - ainda é considerado por muitos um clube de terceira. E depois, o benfica. os benfiquistas ainda acham que o seu clube, é o melhor de portugal porque, no passado, fez coisas maravilhosas que nenhum outro clube fez. e, para além disso, o eusébio é benfiquista! há lá melhor jogador, maior lenda que o eusébio?
meus senhores, atirem-me pedras, mas sim, há. o eusébio foi o maior, em tempos. veio do nada e com muito talento chegou ao topo do mundo - pelo menos ao topo do benfica. mas não nos esqueçamos que o eusébio teve também muita sorte, como aliás teve o cr7, o figo e qualquer outro grande jogador.
mas o eusébio - isto tudo para chegar ao eusébio, , que é, provavelmente o melhor exemplod e como a reforma, para algumas pessoas, devia ser obrigatória - o eusébio está a cair de velho. o eusébio foi o maior e nunca será esquecido, e fez o delírio de todos nós no tempo em que os jogadores ainda usavam pelos nas pernas e calções curtos. mas o eusébio já não pode ver jogos de futebol sem estar ligado a uma máquina de hospital com quilos de calmantes no sangue. e pelas notícias desta semana, devia deixar de poder conduzir.
porque o eusébio foi uma lenda e talvez o seja para sempre. mas chega uma altura na vida de todos nós, em que há que perceber que outras pessoas têm de ocupar os nossos lugares.
façam-me um favor, façam-lhe um favor, façam um favor a todos nós - dêm um desconto ao eusébio e deixem-no obriguem-no a retirar-se e a fazer aquilo que todas as pessoas, de uma certa idade devem e podem estar a fazer: visitar termas, beber vinho tinto e jogar às cartas no jardim da cidade. que eu, pelo menos, já não posso mais ouvir falar no pantera negra como se ele viesse salvar o nosso país da desgraça e da imundisse em que estamos metidos e fosse a cura para o cancro e, apenas com um estalar de dedos, acabasse com a fome no mundo.



.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A tua opinião conta, e eu conto com ela,

Ninna (: