terça-feira, 21 de agosto de 2012

pingo doce, fuja de cá!

uma vez fui ao mcdonald's comprar um sunday de caramelo e paguei com cartão de multibanco. uma amiga minha, muito escandalizada, quase me bateu:
- então não sabes que eles pagam um balúrdio em imposto aos bancos por pequeno valores pagos com cartão de multibanco? quase não vai sobrar nada para eles.
eu não lhe disse nada. gosto muito dela e não gosto nada de discutir coisas de dinheiro seja com quem for, porque não percebo nada de nada e depois acabo sempre por perder a discussão - e eu detesto perder as discussões. mas a realidade é que... bem...
eu não quero nem saber se a mcdonald's paga imenso ao banco só porque eu comprei o meu gelado favorito com o cartão. não é propriamente como se o mcdonald's fosse apenas uma lojinha de comércio tradicional que vende postais e porta chaves, ou um negócio familiar, ou uma empresa pequenina de lápis de cera. não, a macdonald's é uma das maiores e, com certeza, com mais lucro, empresas do mundo. há um estabelecimento ao virar de cada esquina e, sejamos sinceros, clientela não lhes falta.

e agora o pingo doce vai deixar de aceitar pagamentos inferiores a vinte euros com cartão de crédito ou débito. vinte euros?

já se sabe que são tempos de crise para toda a gente. é triste, mas cada vez mais o poço cresce e acabamos por pagar todos. mas o pingo doce não é a mercearia ali do bairro. o pingo doce costumava ser o nosso amigo, o que oferecia preços baixos sem talões ou complicações, o que nos pedia "venha cá!", com uma música bonita.

agora, sei lá, mas cá para mim e para nós, que ninguém nos ouve, parece-me que o senhor martins está a abrir espaço para o senhor azevedo crescer mais um bocadinho.

porque, com vocês não sei como vai ser mas, pelo menos cá por casa, se houver oportunidade para ir ao continente comprar o pão e a frutinha que falta, do pingo doce, vamos querer é muita distância.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A tua opinião conta, e eu conto com ela,

Ninna (: