domingo, 5 de agosto de 2012

eles escrevem merecer com ç. eles escrevem "passas-te de ano?" em vez de "passaste de ano?". põem uma virgula entre o sujeito e o predicado, assim: "ele, comia muito". nunca leram um livro completo e, os que leram não conhecem uma obra de Pessoa, ou Florbela Espanca e não sabem sequer que miguel sousa tavares é filho da grande Sophia. acham que a disciplina de português, no secundário, só devia existir para quem frequenta humanidades, porque os outros não precisam de saber contar sílabas métricas. desconhecem o significado de palavras tão banais como "soberbo" ou "suprimir". nunca ouviram falar em advérbios. dizem "prontos" em vez de "pronto". e acham que a palavra "amante" só tem conotação negativa.

assim são milhares de jovens dos dias de hoje. gente da minha geração que me atira à cara que estou certamente no curso errado porque, para eles, escrevo muito bem e falo com demasiada eloquência - "eloquência", aí está outra palavra cujo significado desconhecem - para ser aluna de ciências.

gente que tem à sua disposição todos os meios e mais alguns para fazer boa figura em qualquer circunstância mas que, em vez de se preocupar minimamente em obter um pouco de literacia de qualquer forma, prefere a moda e o swag, que hoje em dia são quase a mesma coisa. são todos senhores e senhoras de grande cultura musical e até científica. sabem tudo sobre a saúde e têm relações sexuais protegidas. deixaram de fumar e já poucas drogas pesadas consomem. saem à noite e voltam de manhã. e têm vidas sociais super preenchidas.


são a chamada socialite juvenil.


e depois vão-me para o facebook escrever "mereçias uma chapada!", "passas-te de ano? eu passei!", "o joão, comia muito. agora é very fat", "quem me dera que alguém te trouce-se de volta" (este foi o pior de sempre) ou até mesmo "prontos, agora é que me fud***-te (sim, com u e -te).


valha-nos deus. nem o palavrão sabem escrevem.

4 comentários:

  1. Realmente há muitos jovens assim. E asseriu que dá dó vê-los a escrever assim.
    Não digo que não dê erros, porque também os dou, mas não erros desse género.

    ResponderEliminar
  2. nunca li Fernando Pessoa, e li apenas um poema da Florbela porque tinha de fazer uma biografia sobre ela e no entanto, não sou muito de dar erros e também não sou grande coisa a Português (tenho 15 valores).
    percebo-te perfeitamente, as pessoas da nossa idade estão cada vez pior mas também, a maior parte está a "marimbar-se" para a escola, e aí é que não entendo mesmo. na minha turma de 10ºano, uns quantos reprovaram com negativas de 3 ou 4 valores. ao me deparar com isso, pergunto-me porque estão a gastar o próprio tempo, o dos professores e a estragar aulas se não pretendem seguir nada na vida... enfim!
    a "swag"... sem comentários mesmo, chega a ser tão ridículo que é impossível comentar!
    beijinhos**

    ResponderEliminar
  3. ps: a menina de cima... não dá erros desse género mas troca o "a sério" pelo "asseriu" LOL!

    ResponderEliminar

A tua opinião conta, e eu conto com ela,

Ninna (: