segunda-feira, 7 de maio de 2012

sai do quadrado



tu viveste toda a tua vida aí. sem te aperceberes foste traçando ao de leve a linha da fronteira entre o teu e o outro mundo - aquele que sabias que existia, mas que, apesar de estar mesmo ali, do outro lado da linha, parecia estar, na verdade, do outro lado do universo.
viveste sempre como quem tem medo de dar o próximo passo e nunca saíste do teu perímetro de segurança. as estações do ano a passar e tu só davas por isso porque as mesmas árvores de sempre te mostravam que o tempo avançava - as folhas verdes, as amarelas, laranjas e vermelhas, as folhas a cair e o nu despido do frio do inverno; e depois, o milagre da vida e começava tudo de novo; um ano passado a olhar os abetos.
sai do quadrado.
do outro lado da linha há neve no inverno e o verão é tão quente que queima a pele só de se pensar.se queres rir, tens de ir em busca da felicidade, porque ela não vem tem contigo pela mão da tua mãe.
encara a tua vida como uma aventura que ainda não te deste ao luxo de viver. imagina os milhões de combinações diferentes, entre casa nova, novo emprego, novas pessoas e uma nova liberdade, com um cheiro que não conheces e umas cores que nunca viste. eu diria até, imagina o infinito todo à tua disposição - tu, só tens de escolher sair do quadrado.
vais dar mais valor ao que antes eras incapaz de suportar. vais agradecer ter nascido num quadrado minúsculo dentro deste retângulo pequenino à beira mar plantado, chamado portugal.
sai do quadrado. vai ver o mundo, experimentar o que nunca pensaste existir e depois conta a toda a gente. vais ser inspiração, como alguém foi para ti.
talvez eu, talvez não. talvez o sonho ou a necessidade.
mas promete-me, promete-me que durante a tua vida, pelo menos uma vez na tua vida, vais sair do teu quadrado. o universo parece assustador, mas talvez seja só impressão tua. e se o não for, voltas atrás, traças de novo a fronteira e és feliz, por saber que o teu, é o melhor quadrado do mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A tua opinião conta, e eu conto com ela,

Ninna (: